O Programa

A ação, uma parceria entre Itaú Social, UNICEF e Cenpec Educação tem como objetivo realizar formação e fomento financeiro a Organizações da Sociedade Civil que promovem educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes para o aprimoramento de sua prática e o alcance de resultados de qualidade.

O que é a formação?

A formação no Programa acontece em dois momentos. Na inscrição, por meio do percurso formativo on-line com atividades reflexivas e práticas a serem realizadas pelas OSCs que aderirem ao Programa. Esse percurso as ajudará a elaborar Planos de Intervenção no território. Na implementação desses planos, a formação consiste em assessoria técnica às 40 OSCs selecionadas. 

O que é o fomento financeiro?

O fomento financeiro é o repasse de recursos de até R$ 100.000,00 para cada uma das OSCs selecionadas implementarem seus Planos de Intervenção pelo período de 18 meses.

Como medir os resultados de uma educação integral de qualidade?

As ações e os resultados definidos nos Planos de Intervenção devem considerar os três eixos do Programa: desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território, de acordo com os desafios vividos pelas organizações.

Conheça as 40 OSCs selecionadas para o Programa Itaú Social UNICEF:

Saiba mais sobre as 40 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) selecionadas para o Programa Itaú Social UNICEF.

Neste mapa, você encontrará o nome, a localização a temática e os objetivos do Plano de Intervenção de cada organização.

Conheça as etapas do Programa Itaú Social UNICEF

Adesão

Etapa de cadastramento da OSC no Programa. Podem aderir OSCs de todo o Brasil que realizem ações diretas com e para crianças e adolescentes na perspectiva da educação integral e inclusiva e que atendam aos demais critérios do regulamento.

Percurso formativo

O percurso é composto por um conjunto de ações formativas que visam contribuir para a reflexão e a prática das organizações em relação às suas trajetórias e atuações, além de aprofundar a escuta de seus territórios. Nesta etapa, são realizadas diversas atividades que propõem às OSCs rever seus objetivos, ações, metas e propostas, considerando os eixos do Programa: desenvolvimento institucional; desenvolvimento integral de crianças e adolescentes; e articulação no território. Ao final do percurso, as organizações devem elaborar um Plano de Intervenção em sua comunidade com indicação de resultados a serem alcançados.

como_funciona Avaliação e seleção

Etapa de análise das produções das  OSCs concluintes do percurso formativo. Realizada em 3 fases: 1. avaliação e seleção por profissionais especialistas de diferentes áreas do conhecimento, voluntários do Itaú e colaboradores das instituições parcerias; 2. avaliação das 80 OSCs selecionadas na fase anterior pelas próprias OSCs participantes; e 3.  Comitê Final composto por Itaú Social, UNICEF, CENPEC Educação e parceiros do Programa para definição das 40 OSCs que receberão assessoria técnica e fomento financeiro. Todo o processo avaliativo é orientado a partir de critérios técnicos e de vulnerabilidades socioeducacionais.

Assessoria técnica e fomento financeiro

Etapa com duração de 18 meses, na qual 40 OSCs contam com fomento financeiro de até R$ 100.000,00 e acompanhamento a distância e por visitas técnicas para implementação de seus planos de intervenção.

rede e idéias Rede pela educação integral e inclusiva

Constituição de rede virtual colaborativa pela educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes aberta a todas as OSCs inscritas no Programa.

Iniciativa
Marca da Fundação Itaú Social Marca da Unicef
Coordenação Técnica
Marca da CENPEC
Parceria
Fundação Roberto Marinho Marca da Futura Marca da CONGEMAS Marca da UNDIME
Apoio
Marca da CONSED Marca da Todos Pela Educação