Conheça as 40 organizações que receberão assessoria técnica e fomento financeiro do Programa Itaú Social UNICEF

Passados 11 meses desde o lançamento do Programa Itaú Social UNICEF, cujo objetivo é formar e fomentar Organizações da Sociedade Civil (OSCs) que promovam a educação integral e inclusiva de crianças e adolescentes, para o aprimoramento de suas práticas e o alcance de resultados de qualidade, várias fases foram realizadas até aqui. Da etapa de adesão, que contou com 1.529 OSCs; passando pelo Percurso Formativo, concluído por 687 organizações; até as três etapas de avaliação e seleção com as 80 pré-selecionadas; finalmente chegamos à lista das 40 OSCs que receberão assessoria técnica e fomento financeiro de até R$ 100 mil para implementarem seus Planos de Intervenção, pelo período de 18 meses.

Avaliadas e selecionadas de acordo com a distribuição de vagas por região, com base em critérios de vulnerabilidades socioeconômicas e educacionais, as organizações são, em sua maioria, das regiões Norte (12 OSCs), Nordeste (12 OSCs) e Centro-Oeste (8 OSCS). Também foram selecionadas OSCs das regiões Sul (4) e Sudeste (4).

Entre os temas dos Planos de Intervenção das OSCs selecionadas, os principais são voltados para qualificação profissional das equipes das organizações, acolhimento institucional, multiletramentos, inclusão dos autistas, diversidade, desenvolvimento cultural e de identidade, educação ambiental e protagonismo juvenil, entre outros. Também foram identificados temas voltados para reverter índices de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, tais como trabalho infantil, uso e abuso de substâncias psicoativas e violência, além de exclusão escolar.

Confira, abaixo, a lista das 40 Organizações da Sociedade Civil definidas pelo Comitê Final de Avaliação e Seleção, composto por representantes das instituições responsáveis pelo Programa (Itaú Social, UNICEF, CENPEC Educação e parceiros).

Tags: