O IMMuB (Instituto Memória Musical Brasileira) é uma organização não governamental sem fins lucrativos sediada em Niterói - RJ que é voltada para a pesquisa, preservação e promoção da Música Popular Brasileira. Sua missão consiste em documentar, catalogar e divulgar o acervo musical brasileiro, passado e presente, através da manutenção e atualização de um banco de dados virtual. O resultado é um dos maiores arquivos online de informações, sons e imagens da discografia brasileira, disponível na internet para consultas gratuitas.
 
Fundado em 2006, o IMMUB já mapeou e catalogou mais de 80 mil discos produzidos no país. Isto equivale a aproximadamente 500 mil fonogramas, reunindo cerca de 90 mil compositores e intérpretes. O trabalho abrange toda a história da música brasileira, desde a primeira gravação em 1902 até os lançamentos mais recentes. A catalogação atual é fruto de 25 anos de pesquisa e conta com cerca de 30mil LPs, 32mil discos 78 RPM, 12mil CDs, 7mil compactos, mais de 25 mil músicas para ouvir e mais de 5mil capas, contracapas e encartes para consultar.
 
Além da pesquisa discográfica, o Instituto detém um banco de dados com 25 mil partituras da Banda do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Assim, é possível imprimir gratuitamente milhares de arranjos completos, com notação musical original, incentivando o estudo musical, a perpetuação destas partituras, a formação e incentivo das bandas de música espalhadas pelo Brasil.
 
O IMMUB não mantém um acervo físico do material catalogado. Sua equipe visita bibliotecas, rádios e discotecas públicas e privadas, consulta sites, pesquisadores, editoras e gravadoras para levantar e catalogar os álbuns e alimentar o banco de dados com imagens e informações. Trata-se de uma metodologia prática e afinada com as novas tendências do século XXI, que torna disponível ao mundo o mais completo acervo digital da discografia brasileira.
 
Além da pesquisa, o IMMuB também realiza grandes eventos culturais como 'Salão da Leitura' e 'Niterói - Encontro com América do Sul', produz CDs, livros, DVDs e shows, todos voltados para temas nacionais.
 

Ademais, a organização tem como finalidade a promoção e gestão de atividades voltadas para a educação musical, bem como a formação de grupos, bandas e orquestras. Desde 2011, o IMMuB é a instituição responsável pelo ‘Programa Aprendiz – música na escola’, iniciativa da Prefeitura de Niterói que através da parceria entre as Secretarias Municipais de Cultura e Educação promove aulas de musicalização e prática de instrumentos para cerca de 3000 (três mil) crianças e jovens da rede pública municipal de ensino.