O Instituto Ilhas do Brasil foi fundado em 2005 na comunidade de pesca artesanal do Pântano do Sul, sul da ilha de Florianópolis. Como missão: "Empoderar pessoas e instituições para os desafios da sustentabilidade". Com o objetivo de estimular a participação comunitária em ações socioambientais, seus dois principais projetos são: Projeto Estrelas do Mar e Projeto Adaptar Brasil.

O Projeto Adaptar Brasil têm por objetivo sensibilizar comunidades costeiras e de ilhas em relação as mudanças do clima. Através de expedições, diagnósticos, capacitações, oficinas de sensibilização e eventos multisetoriais, atingi públicos como pescadores artesanais, famílias, crianças, jovens e organizações sociais destas comunidades.

O Projeto Estrelas do Mar têm por objetivo estimular o protagonismo e empreendedorismo em crianças e adolescentes de comunidades de pesca artesanal. Atuando desde 2005, e em parceria com 4 escolas públicas da comunidade do Pântano do Sul, oferece vivências educativas, intercâmbios, eventos socioambientais, oficinas de filosofia, educação ambiental, habilidades sociais, música, robótica e teatro. Além disso, espaço de brinquedoteca e biblioteca na sede institucional.